top of page

O que é Renda Fixa? Descubra o investimento ideal para você!

Vale a pena investir em renda fixa?


Sempre que tratamos de investir o nosso dinheiro, algumas perguntas costumam ser questionadas pelos futuros investidores. 


Tem risco? Qual é o retorno? Quanto vou ganhar? 


Mas isso são muitas variáveis que precisam ser vistas para determinar o nível de risco ou retorno de cada investimento.


Para quem está iniciando, a melhor forma é por investimentos mais conservadores, como a renda fixa.


 

Mas de fato, o que é a renda fixa? 


Investir em renda fixa trata-se basicamente de emprestar o seu dinheiro para alguma instituição. Essa instituição pode ser um banco, uma empresa privada ou até mesmo o próprio governo. E em troca deste empréstimo essa instituição irá lhe remunerar com uma taxa acordada.


Diferente de uma renda variável, a renda fixa possui termos já acordados antes do investimento, como o valor que será investido, o prazo que o investimento se manterá aplicado e como o seu dinheiro será remunerado.


 

Vale a pena investir em renda fixa?


Primeiramente, é importante ressaltar que o investidor deve ter muito claro e definido o seu perfil de investimentos, para que com isso seja possível fazer um plano de investimentos mais assertivo. Porém, mesmo para perfis de investidores mais arrojados, é essencial possuir parte de seu patrimônio nessa classe de ativos tão querida pelos brasileiros.


Paga imposto?


O imposto de renda que se aplica em renda fixa segue por regra a tabela regressiva de IR, conforme tabela abaixo. Vale lembrar que a cobrança é somente sobre o rendimento e não o valor total aplicado.


Porém, existem algumas exceções, como investimentos em poupança, LCI e LCA, que possuem a isenção do imposto de renda.

Mas isso não significa que são investimentos melhores. Com uma boa análise, em muitos casos, pode valer a pena investir em CDB`s que, mesmo com a cobrança do imposto de renda, se tornam mais atrativos para o investidor.

 

Jonathan Basso

Assessor de investimentos GB. Graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis, com Pós-graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUCRS.

Comments


bottom of page