top of page

Como começar a investir?

Passo a passo com dicas práticas para investidores iniciantes.



Quer começar a investir, mas não sabe muito bem como funciona o mundo dos investimentos? Preparamos um material exclusivo com algumas estratégias fundamentais de investimentos para ti que está começando a investir agora.


Quem está começando a investir costuma ter muitas dúvidas sobre como atingir a sua liberdade financeira. Diante disso, iremos aprender como investir de maneira segura com a GB Investimentos.


Investir não é algo extremamente complicado e deve ser sua prioridade caso tu tenhas metas de vida. Ao criar o hábito de investir o dinheiro que tu deixas parado na conta corrente ou na poupança do seu banco, você faz esse dinheiro trabalhar para ti, com segurança e melhores rendimentos.


Tu podes investir para aquela viagem dos sonhos, a compra da casa própria, e até mesmo para uma aposentadoria no futuro. Todos os teus objetivos de vida podem ser alcançados se tu investir melhor o teu dinheiro e fazer um planejamento financeiro adequado ao teu momento de vida.


Caso tu se sintas um pouco inseguro quanto ao mundo dos investimentos, não tem problema. Estamos aqui para te auxiliar nessa jornada, te ajudando a tomar as melhores decisões de investimentos.

 

O que são investimentos?


Para simplificar, os investimentos são produtos financeiros disponíveis no mercado de capitais para investidores como você. 


Quando tu adquires um produto financeiro, tu estás emprestando o teu dinheiro para alguém ou alguma empresa, e vai receber depois com as devidas correções de juros, ou com os rendimentos acordados na hora do investimento.


 

Por que investir meu dinheiro?


O dinheiro pode se tornar um facilitador na tua vida, te ajudando a alcançar os teus objetivos, além de trazer mais qualidade de vida para ti e tua família.

Mas para o dinheiro desempenhar esse papel importante na nossa vida, devemos saber lidar bem com ele. E para isso acontecer devemos desenvolver o hábito de poupar! 


Poupar é um dos principais hábitos para você investir e atingir os seus objetivos de vida. Economizar uma parte da tua renda é um passo fundamental para que tu possas fazer os seus investimentos e atingir a sua liberdade financeira.


Ao investir, tu proteges o seu dinheiro da inflação, ou seja, da perda do poder de compra ao longo do tempo.


 

Sete passos fundamentais para investidores iniciantes


Planejamento financeiro: este é o primeiro passo para quem quer começar a investir. Deve ser feito um diagnóstico das tuas finanças para saber exatamente o que entra e o que sai no seu orçamento, para assim se organizar e destinar uma parte do teu dinheiro para os investimentos. Uma ferramenta importante no planejamento financeiro é a planilha de gastos, nela tu consegues ter um controle dos seus gastos, cortando gastos desnecessários e economizando dinheiro para investir mais. É importante estabelecer um valor fixo ou uma porcentagem fixa do seu salário que tu pretendes investir. Um valor que faça sentido para o teu objetivo e orçamento.


Quitar as dívidas: é importante quitar as suas dívidas antes de começar a investir o teu dinheiro. As dívidas te impedem de acumular patrimônio, pois os juros são altos e comprometem o seu orçamento, podendo virar uma bola de neve. Caso tenha dívidas, é necessário fazer um levantamento dos valores totais e tentar negociá-las, com desconto ou parcelamento.


Definir objetivos financeiros: é fundamental ter objetivos bem definidos, pois são eles que vão te motivar e guiar na hora de investir o seu dinheiro. Com as suas finanças organizadas é hora de pensar nos teus objetivos de curto, médio e longo prazo. 


Conheça o seu perfil de investidor: o teu perfil de investidor é um conjunto de análises baseado nas suas características e atitudes em relação ao dinheiro. Levando em consideração a forma como tu lidas com o risco de perder dinheiro. São três tipos de investidores: o conservador, o moderado e o agressivo.

Conservador: este investidor prioriza a segurança dos rendimentos e prefere investimentos com baixo risco. A tolerância ao risco dele é menor pois tem receio de perder dinheiro.

Moderado: este investidor gosta de segurança mas aceita correr um pouco mais de risco em seus investimentos. 

Agressivo: este investidor não tem receio de arriscar, priorizando uma rentabilidade maior mesmo que isso signifique correr maiores riscos.


Conheça os principais investimentos para iniciantes: para ti que estás começando a investir agora e não se sente muito seguro ainda, os investimentos em renda fixa são as melhores alternativas. Eles oferecem segurança e uma rentabilidade que pode ser prefixada ou pós-fixada. Tu podes emprestar dinheiro para algum banco, através de um CDB, ou até mesmo para o governo, através do Tesouro Direto, recebendo as correções dos juros do período no final do prazo do investimento. Além disso, tu podes investir em fundos de investimentos de renda fixa, que possuem liquidez, rentabilidade e segurança em sua estratégia.


Faça uma reserva de emergência: essa reserva financeira serve para imprevistos e eventuais necessidades que possam acontecer. A tua reserva deve conter seis meses do seu orçamento mensal, sendo indicado o investimento em renda fixa e com liquidez diária.


Disciplina e paciência: a parte mais difícil do planejamento financeiro é a disciplina e a paciência. Para ser um investidor de sucesso, tu deves ter bastante paciência e disciplina para manter a regularidade nos teus investimentos, pois os resultados levam um tempo para aparecer. Por isso deve-se pensar nos teus objetivos e focar no longo prazo, para construir a tua riqueza.

 

Ingrid Guimarães

Assessora de Investimentos GB. Economista (CORECON-RS) certificada pela ANCORD e CVM. Graduada em Relações Internacionais e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É responsável pela área de investimento global na GB Investimentos. 



Comentarios


bottom of page