top of page

Volatilidade em alta: como proteger seu patrimônio diante das mudanças no mercado?

  • Foto do escritor: GB Investimentos
    GB Investimentos
  • 24 de jul.
  • 2 min de leitura

Entre novas regras tributárias, tensões políticas e movimentos inesperados da economia global, o investidor precisa de mais do que bons ativos - precisa de clareza, estratégia e proteção.

Neste artigo, exploramos como enfrentar momentos de alta volatilidade sem comprometer o que já foi construído.


bolsa de valores
© AP Photo / Andre Penner

Vivemos, em julho de 2025, um cenário carregado de incertezas. Tanto no ambiente global quanto no mercado doméstico.


Temas como mudanças no IOF, novas taxações, tensões geopolíticas e a aproximação das eleições de 2026 têm elevado significativamente a volatilidade dos ativos de risco, especialmente no Brasil.


Para muitos investidores, especialmente aqueles que já construíram patrimônio ao longo dos anos, momentos como esse necessitam de mais atenção e menos ganância.


Por isso, mais do que nunca, proteger o que já foi conquistado se torna prioridade. A busca por crescimento continua válida, mas sem proteção, ele se torna insustentável no tempo.


É nesse tipo de cenário que o assessor se torna uma peça fundamental na jornada do investidor, como uma “bússola”, indicando a direção correta. Está junto a ele para evitar decisões impulsivas (como por exemplo, “seguir a manada”), manter a disciplina e visão de longo prazo, e ajudar a filtrar o que é relevante daquilo que é apenas ruído passageiro. Tudo isso, claro, sempre considerando o perfil e os objetivos específicos de cada investidor.


Além desse trabalho comportamental, há também o aspecto técnico: a gestão da alocação. Em um cenário volátil, a concentração se torna o maior inimigo da segurança patrimonial.


Por exemplo:

- Quem está sobrealocado em renda fixa, pode ser surpreendido com mudanças abruptas nos juros.

- Quem concentrou tudo no Brasil, pode sofrer choques locais.

- Quem não tem proteção cambial, perde poder de compra em relação às moedas fortes como o dólar e o euro.


Para mitigar esses riscos, a diversificação e o rebalanceamento da carteira são fundamentais.


Diversificação em diferentes classes (renda fixa, variável, ativos reais), moedas e geografias. E de um rebalanceamento estratégio, que mantém a carteira alinhada ao planejamento, mesmo quando o mercado muda de direção.


Porque, às vezes, não agir também é uma forma de proteger. E saber quando agir, e quando não, exige clareza, método e orientação profissional.


Em um mundo cada vez mais imprevisível, proteger o que você já conquistou exige mais do que bons ativos, exige boas decisões.


E ninguém precisa enfrentar essa jornada sozinho. Conte com quem tem experiência para ajudar você a atravessar momentos de incerteza com estratégia, clareza e tranquilidade.


homem de terno e braços cruzados

Arthur Cabreira

Assessor de Investimentos GB



 



Se você gostou do conteúdo e busca uma assessoria de investimentos qualificada para estudar a sua carteira, pode falar conosco clicando no botão abaixo.



 
 
 

Comentários


© 2023 por GB Investimentos.                              Ouvidoria XP Investimentos: 0800 722 3730

A GB INVESTIMENTOS - ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS, inscrita sob o CNPJ: 10.358.573/0001-45, é uma empresa de Assessoria de Investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários na forma da Resolução CVM 178/23 (“Sociedade”), que mantém contrato de distribuição de produtos financeiros com a XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. (“XP”) e pode, por conta e ordem dos seus clientes, operar no mercado de capitais segundo a legislação vigente. Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos, existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. A Sociedade poderá exercer atividades complementares relacionadas aos mercados financeiro, securitário, de previdência e capitalização, desde que não conflitem com a atividade de assessoria de investimentos, podendo ser realizada por meio da pessoa jurídica acima descrita ou por meio de pessoa jurídica terceira. Todas as atividades são prestadas mantendo a devida segregação e em cumprimento ao quanto previsto nas regras da CVM ou de outros órgãos reguladores e autorreguladores. Para informações e dúvidas sobre produtos, contate seu assessor de investimentos. Para reclamações, contate a Ouvidoria da XP pelo telefone 0800 722 3730.

Siga-nos

  • Preto Ícone Instagram

A GB Investimentos Agente Autônomo de Investimentos Ltda é uma empresa de assessores de investimentos devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 178/2023. A GB Investimentos Agente Autônomo de Investimentos Ltda atua no mercado financeiro credenciada à XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br), através do site da ANCORD (https://www.ancord.org.br/) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br). Na forma da legislação da CVM, o Assessor de Investimentos não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O Assessor de Investimentos é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. O investimento em ações é um investimento de risco e a rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu Assessor de Investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800–722–3730.

bottom of page